Uma Semana Ubuntu: aprender, crescer e pertencer
Este texto foi originalmente escrito por Rui Nunes da Silva, a propósito de uma Semana Ubuntu realizada entre 25 e 30 de maio de 2025, numa escola do norte do país..
Esta semana termina com uma inesperada surpresa.
Há já algum tempo que não acompanhava, do início ao fim, uma Semana Ubuntu, prestando apoio direto aos educadores em formação. A necessidade – e a ocasião – levaram-me a parar e a ter o privilégio de estar, de segunda a sexta-feira, numa escola do norte do país, com um grupo de alunos do 7.º ano, a viverem a sua primeira Semana Ubuntu.
Confesso que, no início, pensei que seria difícil extrair todo o potencial da metodologia com este grupo. Estou habituado a facilitar Semanas Ubuntu com jovens mais velhos, e muitas vezes até com adultos altamente qualificados.
Mas, à medida que os dias foram passando, fui-me deixando espantar. Espantar com a profundidade das reflexões, com a autenticidade das partilhas, com a sabedoria inesperada destes sábios de 13 anos. Em muitos jogos e dinâmicas, superaram – largamente – grupos muito mais maduros que acompanhei no passado.
O maior espanto, no entanto, foi a transformação interior de cada um. Dos silêncios à participação ativa, da vergonha à autoconfiança, da prisão das suas duras experiências de vida à reconciliação consigo mesmos, da autosuficiência à interdependência, da exclusão à pertença, do “eu” à escola que se torna família.
E, no final, tudo isto é profundamente humano mas todos os dias esquecido.
Tanto, em tão poucos dias....
Rui Nunes da Silva | Presidente do IPAV