Acolhimento Ubuntu: DIAlogo e início de um novo ano letivo

Sep 30, 2025
4 min leitura
Acolhimento Ubuntu: DIAlogo e início de um novo ano letivo

Para dar início ao ano letivo 2025/2026, a comunidade Ubuntu foi desafiada a colocar em prática o mote “DIAlogo – Somos no Encontro com o Outro” através da iniciativa do Acolhimento Ubuntu. Participaram 82 instituições, envolvendo cerca de 1.328 animadores e mais de 27.000 participantes.

Pequenos e grandes líderes Ubuntu acolheram alunos de todos os ciclos de ensino, incluindo quem chega pela primeira vez às instituições, bem como membros já integrados na comunidade. Sessões especiais envolveram famílias e encarregados de educação, e novos docentes também foram recebidos. Ao explorar o diálogo, a comunidade valorizou o outro como único e especial, promovendo momentos de reflexão e de criação de laços e coesão grupal.

O Acolhimento Ubuntu estruturou-se em cinco eixos centrais:

  • DIAlogo comigo
  • DIAlogo com o outro
  • DIAlogos difíceis
  • DIAlogos com o tempo
  • DIAlogo com o mundo

Estes eixos acompanharão o trabalho ao longo do ano letivo, promovendo o diálogo como forma de estar no mundo, aprender, ensinar, crescer e cuidar.

No dia 23 de setembro, demos início a mais um ano letivo com a sessão de arranque do Acolhimento Ubuntu, momentos de encontro, diálogo e reconhecimento que reuniram educadores de todo o país.

O mote “DIAlogo – Somos no Encontro com o Outro” guiou a apresentação das 5 dimensões que orientarão o trabalho deste ano: diálogo, reconhecimento, cuidado, serviço e empatia.

Tivemos a participação da psicóloga Madalena Neves Afonso, que falou sobre escuta ativa e acolhimento emocional, e do Presidente do IPAV, que reforçou o compromisso com a transformação da educação.

O trabalho do IPVC foi igualmente destacado, como parceiro fundamental na implementação da iniciativa, promovendo uma abordagem relacional e inclusiva nas escolas.

Instituto Padre António Vieira
Organização

Apoie a nossa missão

Descubra como pode contribuir para as nossas iniciativas e fazer a diferença na comunidade.