Revista Ubuntu e Conferência sobre Literacia Digital em Espinho

Oct 31, 2025
4 min leitura
Revista Ubuntu e Conferência sobre Literacia Digital em Espinho

No próximo dia 20 de novembro, a Academia de Líderes Ubuntu promove, em Espinho, dois momentos complementares dedicados à reflexão, à partilha e à construção coletiva de conhecimento.

Durante a manhã, entre as 11h00 e as 12h30, será apresentada a 3.ª edição da Ubuntu: Revista de Ciências Sociais e Humanas, publicação científica integrada no Conselho Científico da Academia de Líderes Ubuntu.

Esta nova edição centra-se no desenvolvimento dos programas da Academia, explorando os seus ecos, efeitos e impactos em diferentes contextos sociais, educativos e comunitários. O lançamento será um momento de celebração e partilha, reforçando o papel da investigação e da reflexão crítica na consolidação do método Ubuntu.

Durante a tarde, entre as 14h30 e as 17h00, terá lugar a Conferência sobre Literacia Digital com o contributo Ubuntu, resultado de um trabalho conjunto entre o Conselho Científico Ubuntu e o Conselho de Diretores/as das Escolas Ubuntu.

Após uma primeira reflexão realizada em fevereiro, esta iniciativa consolidou-se num roteiro de sensibilização para a literacia digital, dirigido a estudantes, educadores/as e encarregados/as de educação, e estruturado em três eixos temáticos: Bem-estar digital e desinformação, Ciberbullying e violência digital e Inteligência Artificial e conhecimento.

As ações-piloto, implementadas desde agosto em diferentes escolas, permitiram recolher aprendizagens e experiências que agora serão partilhadas e debatidas nesta conferência, num espaço dinâmico de diálogo e compromisso coletivo em torno da ética e da cidadania digital.

Estas duas iniciativas reforçam o papel da Academia de Líderes Ubuntu como espaço de investigação, inovação e transformação, promovendo comunidades mais conscientes, empáticas e solidárias.

Instituto Padre António Vieira
Organização

Apoie a nossa missão

Descubra como pode contribuir para as nossas iniciativas e fazer a diferença na comunidade.